Maio/2014 - ACCBEM

ACCBEM - Associação Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes está localizada em Lauro de Freitas - Itinga - Bahia.

A associação é uma entidade filantrópica que abriga cerca de 90 idosos (mulheres e homens) e depende para seu funcionamento de doações e trabalho de voluntários.


Visitar um abrigo de idosos é uma experiência de forte impacto emocional e que mobiliza muitas sensações, evocando memórias, projeções no futuro e sentimentos em relação a nossos familiares e pessoas próximas.




Tudo isso ratifica a necessidade de um olhar mais atento, carinhoso e constante para nossos idosos, principalmente os que estão em abrigo e muitas vezes com a sensação de estarem completamente desabrigados emocionalmente.



Após a apresentação, fizemos visitas aos dormitórios e ouvimos muitos relatos. Alguns alegres, mas muitos com queixas de solidão e abandono. Percebemos o quanto a visita, mesmo de estranhos como nós, é importante, desde que seja de coração e ouvidos bem abertos! O que eles mais desejam é uma escuta afetuosa, alguém que ofereça um pouco de tempo e acolhimento.

Levamos nossos palhaços, flores, carinho e colhemos alguns sorrisos, risadas sinceras e também desabafos emocionados. 

Passamos ótimos momentos também: ficamos maravilhados com uma senhora de 101 anos em perfeito estado físico e mental, nos encantou outra que cantava e fazia paródias muito criativas de hits atuais, outra nos fez rir muito falando dos namorados que fugiram! 



Não podemos deixar de mencionar o trabalho atencioso dos voluntários da casa, todos muito cuidadosos com trato com os idosos.

Havia um menino, visitante, acompanhado de seus pais, neto ou quiçá bisneto de algum interno, que soubemos ter chegado e ficado bastante entediado com o ambiente devido a sua tenra idade. Durante a nossa apresentação, tudo mudou. Ele participou ativamente dos esquetes, rindo, falando e achando graça de tudo. O encantamento dele nos contagiou, nos fez perceber que nosso público, seja de 5 a 100 anos, reage com o mesmo entusiasmo às nossas apresentações, o que nos dá ainda mais força para continuarmos firmes e determinados em nosso trabalho e em nossos objetivos.


Fotos: Paula Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário