Breve retrospectiva de 2013

O ano de 2013 foi especialíssimo para o Grupo SoRisos!

Nosso sétimo ano de grupo foi pleno de descobertas, contatos, vivências, aprendizado, enfim, de uma riqueza imensurável de trocas.

A parceria estabelecida com o Teatro Griô resultou, além de uma valorosa aprendizagem, na criação de dois espetáculos belíssimos e encantadores que enriqueceram, em muito, nosso repertório! Nossos eternos agradecimentos a Rafael Morais e Tânia Soares, que com muito carinho, paciência, competência e generosidade nos acolheram e nos ensinaram muito durante este ano! Com eles percebemos a aproximação do nosso trabalho com a arte do Palhaço e pudemos explorar mais esta vocação natural do grupo. Com eles refinamos o contador de histórias presente em cada um de nós. Com eles nos encantamos com a mágica comicidade da improvisação. Com eles valorizamos ainda mais a qualidade mambembe e itinerante de nosso grupo. O Teatro Griô é um exemplo de partilha e multiplicação de conhecimentos e habilidades. É um exemplo emocionante de vida dedicada ao teatro e ao circo, com todas as alegrias e sacrifícios que essa vida oferece.

Agradecemos ainda a Marcelo Jardim e Lydia Hortélio, mestres maravilhosos, pessoas brilhantes e artistas ímpares, a oportunidade privilegiada de aprender um pouquinho com vocês.

Em 2013 realizamos 14 apresentações em espaços bem variados no que tange tanto a localização quanto ao tipo de público, nos aspectos sociais, culturais, econômicos, de faixa etária e também da sua quantidade. Ao todo, ao longo do ano, foram mais de mil pessoas nos assistindo. Esta abrangência traz uma qualidade a mais ao nosso trabalho, na medida que propicia uma troca energética cada vez mais enriquecida pela diversidade. Assim, nos alimentamos de sorrisos tanto de crianças, como de adultos e idosos! Entramos em sintonia com a alegria daqueles que vivem em cidades pequenas, em comunidades alternativas, em espaços marginalizados de Salvador, em abrigos, os que freqüentam teatros e os que para sempre vão ter uma relação “especial” com o mundo. Aprendemos com a sabedoria daqueles que respeitam a natureza e nos sensibilizamos com a condição daqueles que infelizmente ainda não foram ensinados a cuidar do espaço onde vivem. Nos emocionamos com a espontaneidade natural daqueles ditos “especiais” e com a criança alegre dos que cronologicamente já viveram muitas experiências!

Infelizmente, por razões alheias à nossa vontade, não foi possível fazer nossas tradicionais apresentações em São Felipe e Serrinha! No entanto, conseguimos finalmente realizar um antigo desejo de irmos à Brotas de Macaúbas. Concretização de um sonho que, por vários anos, vinha sendo adiado em função da distância da cidade. 

Nesta postagem colocamos fotos apenas do segundo semestre de 2013, uma vez que já registramos, individualmente, as apresentações do primeiro semestre.

Uma Caixinha de SoRisos

Teatro Sesi - Rio Vermelho - 23 e 30 de Agosto/2013

Uma Caixinha de SoRisos - Participação especial: Clara Morais


                                                                        Fotos Magali Abreu

Mussurunga - 31/08/2013




                                                                           Fotos: Tom Alves

Palacete das Artes - 12/10/2013
Comemoração do dia das crianças!



                                                                          Fotos: Tom Alves

Lar Irmã Benedita - 26/10/2013




Casa da Luz - 9/11/2013





Brotas de Macaúbas - Novembro/2013
Brotas de Macaúbas - 1º dia - "Palhaços"


Mais do que a simples a concretização de um sonho, foi uma experiência maravilhosa! A cidade nos recebeu com braços abertos e muita alegria! As crianças ficaram tão entusiasmadas após o primeiro dia de apresentação, que "madrugaram" para o segundo, cheias de ansiedade e boa expectativa!

Brotas de Macaúbas - 1º dia  - "Palhaços"
Brotas de Macaúbas - 1º dia  - "Palhaços"
Brotas de Macaúbas - 1º dia  - "Palhaços"
Brotas de Macaúbas - 1º dia  - "Palhaços"

Brotas de Macaúbas - 2º dia  - "Vou contar pra você..."

Brotas de Macaúbas - 2º dia  - "Vou contar pra você..."
Brotas de Macaúbas - 2º dia  - "Vou contar pra você..."
Brotas de Macaúbas - 2º dia  - "Vou contar pra você..."

Brotas de Macaúbas - 2º dia  - "Vou contar pra você..."
                                                                             Fotos: Tom Alves

Reserva Indígena  (Lauro de Freitas) - 07/12/2013

 Fechando o ano, dezembro foi um mês de festa para nossos corações!


Começamos muito bem com uma visita à Reserva Indígena e Quilombola em Lauro de Freitas, respondendo ao convite de nossos queridos parceiros: os Amigos Solidários!
Em meio ao verde e em conexão com o elemento terra, vivenciamos momentos de profunda energia neste lugar, onde a natureza é respeitada e venerada em seu aspecto mais sagrado.


Uma experiência que assinalou a importância de restabelecermos esta conexão com a natureza, uma vez que somos parte integrante e inseparável dela. É insustentável que continuemos fingindo acreditar que não somos afetados com o desequilíbrio que causamos.







                                                                         Fotos: Tom Alves

Lar Monte'Alverne - 08/12/2013

E voltamos, mais uma vez, para visitar as alegres e queridas senhoras do Lar Monte'Alverne! Quem bem nos faz contracenar com a energia delas! Sorrimos juntos, brincamos livremente, todos crianças, aprendendo que o tempo interno é sempre menino!

Essas “meninas” já ocupam um lugar muito especial em nossos corações! 




                                                                          Fotos: Tom Alves

CAASAH - 15/12/2013

E para encerrar com chave de ouro, estreamos na CAASAH, "Na Floresta da Bicharada". Um lindo espetáculo de contos populares brasileiros inspirados em temas universais da experiência humana e tendo como protagonistas, os bichos de nossas florestas. A peça é uma adaptação de histórias do livro: "Contos de Bichos do Mato" de Ricardo Azevedo.

"A CAASAH é uma instituição sem fins lucrativos que trabalha com doentes de AIDS adultos e crianças,e soropositivos para HIV no Estado da Bahia. Sua sede fica localizada em Salvador, mas seu trabalho estende-se a outras cidades, pois recebe grande número de pessoas vindas do interior, para realizar tratamento ou se submeter a exames nos Hospitais credenciados para HIV/AIDS.

A CAASAH iniciou seu trabalho assistencial em 1991 e funciona como uma casa de apoio e recuperação para pacientes debilitados, com capacidade para abrigar 50 adultos e 30 crianças, em suas dependências, além de prestar apoio nutricional através da distribuição de cestas básicas a 160 pacientes externos." (texto recolhido do site da instituição)
http://www.caasah.com.br/


Nosso agradecimento a todos que partilharam de alguma forma o ano de 2013 conosco: nossos mestres, parceiros e especialmente o público.  Só podemos agradecer e agradecer cada sorriso, cada brilho no olhar, cada intervenção espontânea que aconteceu!  Foram presentes maravilhosos para nossos corações.
Falhas aconteceram, precisamos reconhecê-las, acolhê-las, trabalhá-las e nos recriarmos a partir delas.

Todas os encontros foram importantes, energizadores, reforçadores, instigadores, provocadores do querer mais e sempre, para sempre SoRisos!


A Onça e o bicho Homem

O Gambá e o garrafão de leite

A Tartaruga e a fruta amarela

A Tartaruga e a fruta amarela

O Bicho-Folharento

O filho da filha do Bicho-Preguiça

O filho da filha do Bicho-Preguiça
                                                                    Fotos: Camila Guilera

Nenhum comentário:

Postar um comentário